terça-feira, 27 de outubro de 2015

DIA DOS TROPEIROS


“Ao propor a instituição do ‘Dia Nacional do Tropeiro’, queremos resgatar e preservar a contribuição dos tropeiros para a formação cultural brasileira e prestar uma justa homenagem e um reconhecimento ao papel e a importância do trabalho de descobrir novas fronteiras e de transportar as riquezas produzidas durante mais de 300 anos, por esses corajosos homens, desbravadores das áreas mais remotas do Brasil”, 
“A cidade de Sorocaba, hoje um dos polos economicamente mais avançados do Estado de São Paulo deve às tropas e aos tropeiros o haver passado de vila inexpressiva à condição de sede do maior evento econômico do Brasil nos períodos colonial e imperial: a feira de muares, ali realizada anualmente até 1897. O capital acumulado pelas feiras de muares financiou a cafeicultura e o processo de industrialização de São Paulo que, não por outro motivo, se inicia com as fábricas de tecidos de algodão do Vale Médio do Rio Tietê em Itu, Salto, Sorocaba e Botucatu”, assinala a história.
“Tudo isso só foi possível pela obstinação desses bravos tropeiros que no lombo dos seus animais levavam e traziam para todos os rincões do país produtos indispensáveis à sobrevivência de seus habitantes, sendo também responsáveis pela transmissão da diversidade cultural por onde passavam”, segundo a história.
“A história mostrou o quanto os tropeiros foram importantes para o desenvolvimento do país, sobretudo na criação e prosperidade de diversas cidades e em diversos pratos da nossa culinária, especialmente o arroz carreteiro e feijão tropeiro, tão apreciados pelo povo brasileiro. As tropas e os tropeiros são, igualmente, um dos nossos mais fortes laços com a América Latina e com a Península Ibérica. Sorocaba, a capital ibero-americana do tropeirismo, tem até hoje fortes conexões culturais e familiares com os Estados do Sul, nomeadamente com as cidades do Planalto Médio e dos Campos de Cima da Serra”, o Turismólogo Orailson Pereira da Silva Tortelli em seu projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário