01/06/2012
Na última quinta-feira (24), foi celebrada uma Missa Sertaneja, no Corrocher Ranch, pelo Padre Luiz e o Diácono Adilson, em homenagem ao dia Estadual dos tropeiros, comemorado no dia 22 de maio, e também proteção aos que iam tropear. A missa contou com a participação do prefeito Du Pilon e da presidente do Fundo Social, Vânia Maria Scudeler.
Na sexta-feira (25), por volta das 7h, debaixo de muita chuva, os tropeiros Cerquilhenses, da ACTC-Associação Cultura Tropeiro de Cerquilho, partiram com seus animais e todos os apetrechos sentido a cidade de Boituva, onde se engajaram e almoçaram juntos aos outros integrantes da Comitiva Oficial da 7ª Tropeada Itararé a Sorocaba, seguindo viagem até a Floresta Nacional de Ipanema, na cidade de Iperó, onde lá pernoitaram.
Na manhã seguinte a tropeada saiu de Iperó, com destino a cidade de Araçoiabinha, onde comeram um lanche na estrada, e seguiram marcha para a cidade de Sorocaba.
A chegada foi no dia 26 de maio no Largo do Divino, em Sorocaba, por volta das 13h, onde lá os tropeiros receberam a benção. Em seguida seguiram pelo centro da cidade de Sorocaba até o Parque Chico Mendes.
No domingo dia 27, os sorocabanos acordaram cedo para ver o desfile de muladeiros e cavaleiros, evento tradicional dentro da Semana do Tropeiro, como acontece todo ano, ganha o reforço das comitivas vindas de toda a região, inclusive de Cerquilho. A principal delas veio de Itararé, distante cerca de 360 quilômetros de Sorocaba. Cerca de 250 cavaleiros e muladeiros enfrentaram estrada durante nove dias até chegar ao Parque Chico Mendes, em Sorocaba. A 7° Tropeada de Itararé lembra as grandes viagem, e dificuldades que os tropeiros que partiam do sul do país rumo a cidade de Sorocaba.
O desfile das comitivas durou cerca de duas horas, partindo do Parque Chico Mendes, na Avenida Três de Março, descendo a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e chegando a Avenida Dom Aguirre, com destino a região central de Sorocaba.
Ao longo do trajeto, muita gente se concentrou nas calçadas e a varandas para acenar e aplaudir os cavaleiros.
Participantes da tropeada: Ede Grando (presidente da ACTC - Associação Cultura Tropeira de Cerquilho), Adilson (diácono), Bito Gaiotto, Marcelo, João Leme, Mario, Silvino, Reginaldo, Jacinto, Beto (padeiro), Tuco, D’Jalma, Zinho Beluci, João Carlos (motorista), Zaratim (motorista), Rodrigo Ferraz (veterinário), Paulinho Sergipe, Adolfo, Quati, Zé Baiano (motorista) e Mirtão Paiffer. Todos da ACTC agradecem ao apoio recebido do prefeito Du Pilon, do secretário de Esportes, Edeson Grando, da Guarda Civil Municipal de Cerquilho e Boituva e ao Eudes da Ferradura Brasil da cidade de Sorocaba que patrocinou com as ferraduras.


Nenhum comentário:
Postar um comentário