
A Comitiva de Cavaleiros de Laranjal Paulista participou da 7ª Tropeada de Itararé à Sorocaba, juntamente com cerca de 200 tropeiros e muladeiros de toda a região. Os tropeiros saíram de Itararé no dia 17 de maio e chegaram em Sorocabano dia 27, para o desfile de encerramento da 45ª Semana do Tropeiro do Município. O trajeto percorrido foi de 360 quilômetros, passando por 12 cidades: Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Tatuí, Boituva, Iperó e Sorocaba.

A jornada até Sorocaba tem como objetivo reviver a cultura tropeira, atividade que contribuiu para o desenvolvimento do estado a partir do começou no século XVIII. Toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes da 7ª Tropeada. A participação da Comitiva de Laranjal Paulista contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Já no último dia 25, a secretária de Cultura de Turismo de Laranjal Paulista, Maria Silvana Rodrigues Pires Frangueli, participou do 1º Seminário de Turismo Rural e Tropeirismo realizado na Floresta Ipanema em Iperó, divulgando a história, festas e o núcleo de artesãos do município. Estas ações conjuntas com a Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas e o Fórum de Turismo da região de Itupararanga - Sorocabana, do qual a Prefeitura de Laranjal Paulista faz parte desde 2009, fortalecendo a identidade cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário